Tilia

em 04/01/18


Vamos lá directos ao assunto: quando ouvimos falar de Tília, é possível que pensemos imediatamente na aromática tisana que nos ajuda a recuperar em momentos de maior fragilidade. Mas para chegarmos à infusão, temos de passar pela árvore, e as tílias são elegantes árvores ornamentais que vemos nas ruas e nos parques, que dão uma delicada florinha amarela, muito rica em néctar, e cuja madeira é tão macia que agrada a escultores e aos fabricantes das boas guitarras. 
Com a última atualização da lista de nomes aprovados em Portugal, Tilia [sem acento] passou a fazer parte das nossas opções e eu fico feliz com isso. Até me podem dizer que ter um nome próprio inspirado numa árvore pode não ser muito entusiasmante, mas há povos que consideram a tília uma árvore sagrada e o folclore germânico refere-se a ela como a "árvore dos amantes". Parece-me suficientemente poético! Além do mais, tem de haver por aí umas centenas de netos e netas de senhoras chamadas Otília e, na minha opinião, Tilia poderia ser uma bela forma de trazer de volta um nome que caiu em desuso! 

8 comentários:

  1. É um nome lindo. Há quem goste de Amora, eu gosto de Tília. Também é um bom diminutivo para Matilde/Matilda

    ResponderEliminar
  2. Sem querer ser picuinhas, entendamo-nos sobre as regras da ortografia portuguesa:
    - "Tília" poderá ser nome próprio, mas se falamos da árvore deve ser "tília", com minúscula inicial (se me permite a correção)
    - "Tília" em português rima com "mobília", e "tilia" rima com "encefalia"; as pessoas que escolham os nomes que quiserem, mas pelo menos escrevam-nos como pretendem que eles sejam pronunciados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo alerta em relação à maiúscula mal aplicada! Infelizmente, a nova lista do IRN é pródiga em nomes que não estão acentuados e eu não tenho como saber se a pessoa que registou Tilia queria chamar a filha de Tília ou Tilía!

      Eliminar
  3. Gosto muito de Tília. Bonito e harmonioso. Um possível par para Alice, Carmo ou Ester, por exemplo. Filipa, a notícia do dia foi a gravidez da Carolina Patrocínio, previsto para Março, mas sem saber o sexo. Parece que a Alice terá um primo/a com idade próxima! E depois de Diana e Frederica, qual será a escolha? Bjs

    ResponderEliminar
  4. A minha professora primária, ainda é viva e vizinha da minha mãe, chama-se Otília, pra apesar de gostar mt dela e de ter sido uma excelente professora não poria a hipótese de chamar a minha filha de Tília pq sempre a associaria a ela! Ah e não gosto de chá lol só bebo chá quando estou mesmo muiiiito mal!!!

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma tia Otilia, ela está perto dos 90 anos. achei sempre muito fofo toda a gente a chamar Tilia. Ela é muito querida.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)