Duelos improváveis - Irene vs Isaura

em 29/06/17


Na turminha da natação da Frederica, anda uma menina amorosa chamada Isaura. Este nome, que até era bastante comum na primeira metade do século XX, foi caindo em desuso, estando agora abaixo dos dez registos anuais, pelo que encontrar esta pequena Isaura foi uma sorte! Em 2016, foram apenas registadas seis, que é exatamente o mesmo número de registos de Irene, outro nome que também era frequente entre as portuguesas, mas que deixou de se ouvir. 
Não sei se vocês acompanham o blog A mãe é que sabe, mas uma das autoras tem uma filhota linda chamada Irene. E conhecer a Irene e a Isaura, vê-las sempre a sorrir e cheias de vida, reforça a minha ideia de que os "nomes de velhos" são dos melhores elogios que se pode fazer a um nome! Sim, são diferentes dos nomes mais comuns nesta geração, sim, remetem-nos para pessoas de mais idade, mas não é por isso que deixam de ser óptimas opções. E um dia, o tempo vai fazer-lhes justiça! 
Mas o que interessa agora é saber o que é que vocês acham destes nomes e qual dos dois preferem! Não se esqueçam de votar! 

Atualização - Resultado da sondagem:


35 comentários:

  1. Parece destino. Abri neste instante o blog para pedir sugestões de pares perfeitos para combinar com Irene e este post acaba de ser publicado!
    Gosto muito dos dois nomes, mas Irene é um nome de que eu gosto mesmo muito. Já deixei o meu voto.
    Fica no ar a pergunta, que nomes masculinos formam par perfeito com Irene?
    Obrigada e um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Joana!
      Deixo aqui os meu pares perfeitos masculinos para Irene:
      Irene & Valentim
      Irene & Tomás
      Irene & Xavier
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Irene & Silas, Dimas, Brás ou Irene & Miguel, Daniel, Mário. Acho Mário muito elegante, um clássico

      Eliminar
    3. Muito obrigada pelas sugestões!
      Gosto de Tomás, Xavier, Miguel e Daniel.

      Eliminar
    4. Bom dia Joana! Este post já é de 2015, mas continuo a gostar das sugestões que deixei na altura:

      Pares Perfeitos para Irene

      Eliminar
    5. Joana, depois diga nos que nome escolheu... :D
      Beijinhos e FELICIDADES

      Eliminar
  2. Adoro os dois! É-me muito difícil escolher. Talvez goste um bocadinho mais da sonoridade de Isaura. :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro os dois! É-me muito difícil escolher. Talvez goste um bocadinho mais da sonoridade de Isaura. :)

    ResponderEliminar
  4. Irene dos meus preferidos. Isaura tambem e giro.

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto muito de Irene. A minha mãe tinha uma enfermeia chamada Irene que era jovem e simpática. Mas já gostava do nome antes de a conhecer. Isaura é-me indiferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era da Clipóvoa na Póvoa de Varzim?! ��

      Eliminar
    2. O ano passado trabalhava em Santarém, teria 30-35 anos.

      Eliminar
    3. Poderá ser possível. Ela era bem jovem 20 e poucos quando trabalhava cá na Clipóvoa, se pudesse saber se era a mesma gostava mesmo de saber :)

      Eliminar
    4. Quando levar o meu tio à consulta nesse hospital vou perguntar. Beijinhos

      Eliminar
  6. Desta vez, prefiro Irene! Gosto muito, o que já não acontece com Isaura. O "au" não me convence no meio dos nomes, como Laura, por exemplo - outro que também não gosto muito. Irene é bonito e delicado e conheci uma senhora amorosa com este mesmo nome.
    Quando escolhi o nome da minha filha mais velha (Ester) também ouvi alguns comentários sobre ser "nome de velho". Não aconteceu tanto com a mais nova (Carmo) porque tornou-se um nome mais ouvido (principalmente no mundo dos blogues e afins), mas ainda assim, houve quem torcesse o nariz! :)

    ResponderEliminar
  7. Acho que Irene é atualmente o meu nome favorito, por isso este duelo não me é nada difícil!
    nem acho que alguma vez tenha pensado em Isaura, mas de facto também é bonito :) (sobretudo agora que a escrava honónima vai sendo esquecida).

    ResponderEliminar
  8. Não aprecio particularmente o nome Isaura, já Irene é um nome que tenho vindo a gostar cada vez mais, por isso o meu voto vai para Irene.

    ResponderEliminar
  9. Votei Irene, que é um nome que admiro bastante....conheço uma com 10 anos...
    Isaura não conheço nenhuma!
    Na turma da sua filha, à assim nomes nenhum improváveis de ouvir, Filipa!?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela ainda não anda na creche, mas na turma da natação, para além da Isaura, há um menino chamado Caetano! As restantes crianças têm nomes mais populares - Constança, Maria Inês, Afonso, Gabriel, Martim e Vicente!

      Eliminar
  10. Shawn & Bea- Filhos da Beyoncé
    Mateo & Eva- Filhos do Ronaldo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. penso que ainda não há 100% certezas sobre os nomes dos filhos da Beyoncé. são só fontes que o dizem, mas ainda nenhum parente ou os próprios pais divulgaram.

      Eliminar
    2. Assim que haja uma confirmação oficial, eu faço o respectivo post! :)

      Eliminar
  11. Adoro Isaura, era o nome que queria para a minha segunda filhota. Mas morando em França simplesmente não dava com a pronúncia (izórrrá). Achava que ficava bonito: Helena e Isaura. Também equacionámos Irene mas não gostávamos tanto. E outra alternativa era Aurora.

    ResponderEliminar
  12. Amo Irene, o nome da minha avó que infelizmente faleceu.

    Uma das possibilidades que gosto é Irene & Olívia.

    Beijinhos,
    Inês
    forgirls-ines.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Filipa, agora pondo uma questão que nada tem a ver com os nomes em consideração, mas será este o ano de Eva? Desde a revelação que o nome da filhota do Ronaldo é, supostamente, Eva, já vi mais três bebés com o mesmo nome.

    ResponderEliminar
  14. http://caras.sapo.pt/famosos/2017-07-01-Revelado-o-nome-do-filho-de-Julia-Belard - Matias, adoro! :)

    ResponderEliminar
  15. Nenhum dos dois nomes figura entre meus favoritos, mas tendo que escolher, prefiro Isaura. Conheço uma enfermeira com este nome, mas já é uma senhora com seus 50 e tantos anos.
    Filipa, eu adoraria ver o duelo "Branca vs. Clara". Acho até meio clichê, mas sempre quis. rsrs
    Também estou ansiosa pela confirmação dos nomes dos filhos da Beyoncé e do Jay-Z. =D

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde Filipa,
    à muito tempo li um post que era sobre aqueles bebés que por exemplo, são Rodrigo até ao nascer depois os pais olham para a sua carinha e dizem que têm cara de Samuel/Tiago!
    E lembro também que nesse post falva de uma sobrinha sua que nascera nessa altura de nome Mariana <3!!
    Pode me indicar qual é?! É que já procurei imenso e não o encontro.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Muito obrigada Filipa!!
    E um beijinho para si e para a pequena grande Mariana e Frederica :)
    Boa semana

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito dos dois nomes. Difícil escolher! Isaura lembra Laura, muito mais popular há décadas. E também Isabel ou Isabela, portanto poderia ser um nome de moda, mas certamente não é. No Brasil, apresenta dificuldades por conta da forte associação com a (já antiga) novela Escrava Isaura.
    Irene é muito suave e internacional, gosto também da pronúncia em inglês, airiiine.
    Gostaria que mais crianças se chamassem Irene ou Isaura, mas não teria coragem de dar esse nome a uma filha, por medo que encontraria muitas reações negativas. O que é um problema meu, e não dos nomes :)

    ResponderEliminar
  19. Oh meu Deus, já cá não passo há tanto tempo... XP A vida tem estado impossível...

    Tivesse eu chegado a horas demented, teria votado em Isaura, apesar de também gostar muito de Irene. A versão Russia deste última, Irina, agrada-me um pouco mais, mas não sei se é aceite...

    ResponderEliminar
  20. É verdade venho tarde...mas nao deixo que fiquem com o meu comentário... Pode ser que alguém se inspire....
    Conheço uma Irene(nome em homenagem da avó) tem cerca de 8 meses...e tem uma irmã chamada Emília (também em homenagem à avo) que está quase a completar 2 anos!

    Teria votado em Irene...Isaura só conheço uma que uma Matilde e um João Maria...e brevemente terá uma Maria....
    Mas nao sei se terá um segundo nome!


    Beijo
    Andreia Vaz

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)